A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a ONU Mulheres, vai apoiar a Associação de Comercialização Solidária Xique Xique, na comercialização de produtos agroecológicos das produtoras rurais. O projeto pretende contribuir para a mobilização, empoderamento e visibilidade, do papel desempenhado pelas mulheres no conjunto da Rede Xique Xique. A solenidade de assinatura do convênio ocorreu na cidade de Mossoró, dia 28/02 no Teatro Lauro Monte Filho, Rua 30 de Setembro - Centro e contou com representantes da Fundação Banco do Brasil, ONU Mulheres, autoridades e parceiros locais.
Para apoiar a entidade, a Fundação Banco do Brasil vai investir R$ 750.000,00 para a execução do projeto “Mulheres em Rede: Fortalecendo a auto-organização, produção, comercialização e autonomia socioeconômica”. A iniciativa vai dar continuidade às ações desenvolvidas, de produção agroecológica e comercialização e vai beneficiar mais de 300 agricultores/as.
O aporte financeiro dará condições para a entidade construir a sede da associação, que irá funcionar como um espaço multiuso para capacitação, comercialização e também pode se tornar um espaço de referência para reaplicação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido. Além disso, dentro da sede será construída uma cozinha para beneficiamento e armazenamento de alimentos orgânicos e agroecológicos.
O projeto, com duração de um ano, será desenvolvido em 3 territórios, nos municípios de Mossoró, Governador Dixsept Rosado, Baraúna, Tibau, Grossos, Apodi, São Miguel, São Miguel do Gostoso, Messias Targino e Janduís que fazem parte dos núcleos da Rede. Às ações do projeto também irão contemplar a implantação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido, ao qual serão, Sistemas de Reusos de Água cinza, Energia Solar, Banco de Sementes Crioulas. “O reuso de água permite a nós mulheres, que tocamos o trabalho da produção agroecológica, nos quintais e na maioria das vezes, também, o trabalho doméstico, dentro da perspectiva de um sistema de divisão injusta do trabalho, o sistema de reuso nos permite gerir um destino sustentável, ao aproveitarmos a água cinza, onde, após tratada, poderá ser utilizada nas frutas e hortaliças que garantem a comida em nossa mesa e ainda diminui o desperdício de água. Ainda acredito, que nós mulheres precisamos nos apropriar das tecnologias sociais de energias renováveis, como a energia solar, outras tecnologias, como as sementes crioulas, as mulheres da Rede Xique Xique já constroem essa alternativa e o projeto irá fortalecer através da criação do banco de sementes, que servirá de referência a todo estado, comenta Francisca Eliane.
O evento também irá celebrar a parceria com a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária - SEARA do governo do estado do RN, através de um termo de cooperação que tem como objetivo oferecer apoio técnico e auxílio logístico para cooperar com o desenvolvimento das ações do projeto Mulheres em Rede, potencializando os processos de comercialização, inserção dos produtos nos mercados, acompanhamento das atividades de formação, e da certificação participativa da produção orgânica.
Comments